Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

Salto do Pulador

COMPARTILHAR

Localizado no rio Guaporé no interior do município de União da Serra, a 26 km da RS 129 onde faz divisa com o município de Itapuca. O Salto do Rio Pulador, em 1893 foi o momento em que o imigrante estava justamente imigrando no território, as terras ao oeste de Guaporé foram sacudidas pela Revolução Federalista; sobre o rio muitos cavaleiros revolucionários, acossados por uma força legalista, se viam obrigados a saltar de margem a margem o estreito do Rio Guaporé que desde então passaria a ser chamado de Pulador.

Mas apenas muitos anos depois, foi construída uma ponte de madeira, que pôr várias vezes o rio à arrastou, e várias vezes reconstruída e permanecendo assim de madeira até hoje. O saldo do Pulador possui uma queda de aproximadamente 4 metros de altura, no decorrer das quedas a um pequeno desfiladeiro de aproximadamente 40m de comprimento, onde se localiza o salto, que antigamente quando descoberto possuíam 2m, mas hoje com o desgaste devido à grande correnteza está com 6m não podendo saltar de um lado para outro.

Mas a beleza do local não está somente no Salto do Pulador, em tudo ao seu redor, no pequeno desfiladeiro, na forte correnteza, na vasta fauna e flora que rodeia o local. Nosso município não recebe turistas essencialmente para visitar o Salto, mas muitas pessoas, vem de municípios vizinhos para o esporte da pesca, e por ser localizado na divisa dos municípios, muitas pessoas passam pelo lugar diariamente, conhecendo assim a beleza natural do lugar.

O Salto dos Pulador também deu o nome a um distrito de União da Serra, chamado de Vila de Pulador. Seu potencial turístico é alto, mas não há divulgação e engajamento das partes, nada no momento é realizado no local, mas com interesse do governo municipal tem muito o que se explorar!


Conteúdo Rodapé