Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Pulador

COMPARTILHAR

Localiza-se a 1 Km do distrito de Pulador, a Gruta iniciou-se com uma pequena fenda de aproximadamente 1m, onde a comunidade com muita fé e devoção reunia-se para escavar, chegando a 15m de profundidade e 3 m de altura, não mais sendo possível devido ao perau, e 8m de largura que permanecem assim até hoje, no interior da gruta a outra fenda, que contam os moradores da comunidade, aonde existem galerias e não se descobre o fim.

Durante as escavações o que muito impressionou, é que foram encontrados indícios de que essa gruta antigamente era habitada pelos índios, devido ao fato de terem encontrado vasos de barro. No primeiro momento após o termino das escavações foi colocado dentro da gruta a imagem de NªSª de Lourdes e da Stª Bernadete, e 30 anos depois, em 1944, foi construído um pequeno altar feito de pedra, dentro da Gruta, pelos festeiros da primeira festa da Gruta, sendo eles: José De Bona, Antônio Tonus, João Gheller e Francisco Paludo. Nas festas da época, era servido não somente o churrasco, mas também o mondongo e a sopa de capeleti, após o almoço havia o café com biscoitos e cucas, além de diversos jogos. Para a refrigeração da bebida, era feita uma barragem no arroio aonde colocavam a bebida gelar. A estrutura física se resumia em uma capelinha e salão de madeira, e a carne era servida no espeto de chão.

Com o passar dos anos, a festa passou a tomar maiores proporções, sendo necessário reformas no local para atender o grande número de visitantes. O parque da Gruta é rodeado por grandes plantas antigas, um belo pátio de grama, sombra e um córrego, que reúne famílias, amigos e simpatizantes da fé católica.


Conteúdo Rodapé